Explorarplanetas: Exploração do Sistema Solar Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Exploração do Sistema Solar

Solar System Exploration


                     foto: Nasa

A nossa galáxia - a Via Láctea - é uma galáxia espiral com braços que se estendem do centro como um cata-vento.
Nosso sistema solar está no braço de Orion da Via Láctea. Nosso Sol é um dos cerca de 100 bilhões de estrelas na Via Láctea. E nossa galaxia é apenas uma das cerca de 100 bilhões do universo visível.


Impressão de um artista do nosso sistema solar, com representações separadas de escala e tamanho.                   

   foto: Nasa


Do nosso pequeno mundo, contemplava o oceano cósmico por milhares de anos. Antigos astrônomos observaram pontos de luz que pareciam mover-se entre as estrelas.
poderia ser mais centenas de estes pequenos mundos distantes lá for
a esEles chamaram a esses objectos planetas, ou seja, andarilhos, e nomeou-os de deuses romanos - Júpiter , rei dos deuses, Marte , o deus da guerra, Mercúrio , o mensageiro dos deuses; Vênus , a deusa do amor e da beleza, e Saturno , pai de Júpiter e deus da agricultura.

Os astrônomos também observaram cometas com caudas faiscantes, e meteoros - ou estrelas cadentes aparentemente caindo do céu.

Desde a invenção do telescópio, mais três planetas foram descobertos em nosso sistema solar: Urano (1781), Netuno (1846) e Plutão (1930). Plutão foi reclassificado como planeta-anão em 2006. Além disso, o nosso sistema solar é povoado por milhares de pequenos corpos como asteróides e cometas. A maioria dos asteróides na órbita em uma região entre as órbitas de Marte e Júpiter, enquanto a casa de cometas está muito além da órbita do planeta anão Plutão, na Nuvem de Oort.

Os quatro planetas mais próximos do Sol - Mercúrio, Vênus, Terra e Marte - são chamados os planetas terrestres, porque eles têm sólidas superfícies rochosas. Os quatro grandes planetas além da órbita de Marte - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - são chamados de gigantes gasosos.

Além de Netuno, na beira do Cinturão de Kuiper , pequeno, distante, planeta anão Plutão tem uma superfície sólida, mas icier do que os planetas terrestres.

Do nosso pequeno mundo, contemplava o oceano cósmico por milhares de anos. Antigos astrônomos observaram pontos de luz que pareciam mover-se entre as estrelas. Eles chamaram a esses objectos planetas, ou seja, andarilhos, e nomeou-os de deuses romanos - Júpiter , rei dos deuses, Marte , o deus da guerra, Mercúrio , o mensageiro dos deuses; Vênus , a deusa do amor e da beleza, e Saturno , pai de Júpiter e deus da agricultura. Os astrônomos também observaram cometas com caudas faiscantes, e meteoros - ou estrelas cadentes aparentemente caindo do céu.

Desde a invenção do telescópio, mais três planetas foram descobertos em nosso sistema solar: Urano (1781), Netuno (1846) ePlutão (1930). Plutão foi reclassificado como planeta-anão em 2006. Além disso, o nosso sistema solar é povoado por milhares de pequenos corpos como asteróides e cometas. A maioria dos asteróides na órbita em uma região entre as órbitas de Marte e Júpiter, enquanto a casa de cometas está muito além da órbita de Plutão, na Nuvem de Oort.

Os quatro planetas mais próximos do dom - Mercúrio, Vênus, Terra e Marte - são chamados os planetas terrestres, porque eles têm sólidas superfícies rochosas. Os quatro grandes planetas além da órbita de Marte - Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - são chamados de gigantes gasosos. Além de Netuno, na beira do Cinturão de Kuiper , pequeno, distante, planeta anão Plutão tem uma superfície sólida, mas icier do que os planetas terrestres.

Quase planeta a cada - e algumas luas - tem uma atmosfera. A atmosfera da Terra é principalmente nitrogênio e oxigênio. Vênus tem uma espessa atmosfera de dióxido de carbono, com traços de gases tóxicos como o dióxido de enxofre. A atmosfera de Marte dióxido de carbono é extremamente fina. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são principalmente de hidrogênio e hélio.Quando Plutão está próximo do Sol, tem uma atmosfera fina, mas quando Plutão viaja para as regiões exteriores da sua órbita, a atmosfera congela e cai na superfície do planeta. Dessa forma, Plutão age como um cometa.

Existem 146 satélites naturais conhecidos (também chamados de luas) em órbita ao redor dos planetas em nosso sistema solar, que vão de corpos maiores do que a nossa Lua de pequenos pedaços de detritos. Muitos deles foram descobertos pela sonda planetária . Atualmente, mais 25 luas estão aguardando a aprovação final antes de serem adicionados à contagem do nosso sistema solar lua.

Algumas luas têm atmosferas (Saturno Titã ); alguns até têm campos magnéticos de Júpiter ( Ganimedes ). Lua de Júpiter, Io é o corpo maior atividade vulcânica do sistema solar. Um oceano pode estar sob a crosta congelada da lua de Júpiter, Europa , enquanto imagens da lua de Júpiter, Ganímedes mostrar o movimento histórico de placas da crosta de gelo. Algumas luas podem realmente ser asteróides que foram capturados pela gravidade de um planeta. Os asteróides capturados atualmente contados como luas podem incluir 'Marte Phobos e Deimos , vários satélites de Júpiter, Saturno, Phoebe , muitos dos Urano novos satélites e, possivelmente, de Netuno Nereida .

De 1610 a 1977, Saturno foi pensado para ser o único planeta com anéis. Sabemos agora que Júpiter, Urano e Netuno também têm sistemas de anéis, embora Saturno é, de longe, o maior. Partículas nesses sistemas de anéis variam em tamanho de pó de pedras para abrigar tamanho, e pode ser rochoso e / ou de gelo.

A maioria dos planetas também têm campos magnéticos que se estendem para o espaço e formar uma magnetosfera em torno de cada planeta. Estes magnetosferas rodar com o planeta, varrendo as partículas carregadas com os mesmos. O Sol tem um campo magnético, a heliosfera, que envolve todo o nosso sistema solar.
Astrônomos antigos acreditavam que a Terra era o centro do Universo, e que o sol e todas as outras estrelas giravam em torno da Terra. Copérnico provou que a Terra e os outros planetas do nosso sistema solar orbitam o nosso sol. Pouco a pouco, estamos traçando o Universo, e uma questão óbvia surge: Existem outros planetas onde a vida possa existir? Só recentemente os astrônomos tinham as ferramentas para detectar grandes planetas indiretamente torno de outras estrelas em sistemas solares próximos .FFFF

fonte: Nasa